terça-feira, 19 de julho de 2011

Eike e o porto bilionário do Norte Fluminense

Recebi algumas denúncias sobre a construção do porto do Eike Batista (o empresário amigo do Cabral) e resolvi investigar. Descobri algumas coisas interessantes.

- O porto será construído no município de São João da Barra, na região Norte Fluminense. Curioso é que a prefeitura também pertence ao PMDB (Carla Machado).

- O empreendimento é conhecido localmente como "Eikelândia", com dimensão total de 90km². Isso significa, na prática, que moradores serão desalojados e 15km² de costa pertencerão à este empresário.

- O porto é particular e a nossa Constituição (tão esquecida pelo governo Sérgio Cabral) não permite a construção de portos particulares para transportar somente cargas de terceiros.

- As indenizações à população local estão bem abaixo do valor de mercado, conforme informação extraída do site do G1. Além disso, muitos produtores foram enganados, como aparece em reportagem do Estadão na página do Ministério do Planejamento.

- Será construída pelo empreendedor uma "cidade X" (lembro que todas as empresas de Eike terminam com a mesma letra, inclusive o conglomerado, EBX), que provavelmente será desconectada da realidade local. A minha pergunta é: como pode ser criada uma cidade dentro de outra?

- A obra também abrange uma megaponte que adentra o oceano Atlântico em 3km e largura de 27,5m, com acréscimo de material equivalente ao morro do Pão de Açúcar (1,8 milhão de metros cúbicos de blocos de pedra ao mar, segundo site do Ig), o que gera grande impacto ambiental. Para piorar, a profundidade do oceano, originalmente variando de 15 a 18 metros, será aumentada para 25 metros. Lembro a todos que mudanças drásticas na costa alteram substancialmente o ecossistema marítimo. Sabem os ataques de tubarão na praia de Boa Viagem, em Recife (PE)? Pois é, tem a ver com a construção do porto de Suape (veja também no site da mundo estranho).

- Outros estados brasileiros impuseram uma série de exigências à construção deste porto, como foi o caso do município de Peruíbe (SP), onde o nome seria "Porto Brasil".

Esta foi apenas uma pesquisa rápida na internet. Prometo trazer mais informações em breve.

Abraços!

Nenhum comentário:

Postar um comentário