sábado, 2 de julho de 2011

Greve dos professores no Rio

O blogueiro Ricardo Gama publicou na sexta feira (1/7) matéria sobre a greve de professores no Rio de Janeiro. Sou professora do estado. Sei bem o que é isso. Só sobrevivo por causa dos colégios particulares. Isso é muito triste, mas o que me irrita é saber que mais de 70% do povo do estado do Rio votou OUTRA VEZ no safado do Cabral. E sabem por que? Puro preconceito, pois o concorrente mais forte dele era o Gabeira.
Sérgio Cabral acabou com as vans na região dos Lagos porque, segundo especulações locais, a família da sua esposa tem participação na 1001 e na Montes Brancos (Salineiras), empresas que dominam o transporte público na região.
Talvez tudo isso sirva para o povo analisar as besteiras que tem feito nas duas últimas décadas.
O Collor ganhou porque era bonito. O Sérgio Cabral, no primeiro mandato, porque contou várias mentiras na TV e no segundo, porque criou a farsa das UPPs.
É, gente, cada povo tem o governo que merece. E quem pensa (e não é comandado) tem que pagar. É por isso que ninguém investe em educação. Afinal, para que criar cidadãos críticos em uma sociedade manipulável pelo "boa noite" do Bonner? Somos "Homer Simpson" engolindo todas as besteiras que nos dizem para não termos o trabalho de refletir por conta própria. ISSO IRRITA.
Vejo o Ricardo Gama (ricardo-gama.blogspot.com) como aquele passarinho da fábula tentando sozinho apagar o fogo na floresta. Fazendo a sua parte. Se todos nos manifestarmos, não só na internet, mas no nosso ambiente de trabalho, nas conversas informais etc. temos a chance de apagar o incêndio junto com ele.
Sempre que converso isso com os meus alunos, falo sobre um trecho de música do Skank: "a nossa indignação é uma mosca sem asas: não ultrapassa as janelas de nossas casas". Que tal começarmos a mudar isso e mostrar que o povo brasileiro é pacífico, mas não idiota? Se algum amigo seu disser "eu não gosto de política", pergunte se ele assinaria uma procuração em branco para alguém que ele não conhece administrar seus bens, pois é isso que fazemos a cada eleição.
Reflitam.

Abraços e bom final de semana a todos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário